quinta-feira, 21 de julho de 2011

Doenças de Pele

Manchas na pele
      Manchas na pele, principalmente no rosto, podem ser causadas por má alimentação, Sífilis e as vezes também surgem durante a gravidez.
     Se as manhas forem causadas por má alimentação para combatê-las será necessário adotar uma alimentação mais natural, composta de legumes crus, frutas frescas, cereais integrais e água em abundância.
     Algumas manchas na pele são causadas pelo sol. Essas podem ser clareadas utilizando um creme clareador e evitando a exposição ao sol sem protetor solar.
     Outras manchas podem indicar problemas de saúde mais sérios como o câncer de pele, na dúvida vá ao dermatologista.


Melasma

      Melasma são manchas escuras que se formam na pele. Essas manchas castanhas escuras geralmente são bem delineadas e aparecem com frequência no rosto. O melasma pode ocorrer durante a gravidez e nesta fase pode ser designado cloasma gravídico, além de ser comum também em mulheres que utilizam anticoncepcionais.
      As pessoas com melasma podem utilizar filtros solares sobre as áreas escuras e evitar a exposição ao sol para prevenir a piora do quadro.
      Existem pomadas que exigem prescrição médica usadas para clarear as manchas escuras. Quando aplicadas durante longo tempo e de forma regular produzem bons resultados no clareamento do melasma.

Acne

     A acne é uma doença da pele caracterizada pela presença de cravos e espinhas no rosto, pescoço e costas. Ela ocorre quando as glândulas produtoras de óleo da pele ficam inflamadas ou infectadas por alguma bactéria.
     O melhor tratamento para a acne é manter a pele livre de impurezas utilizando produtos adequados para seu tipo de pele diariamente e realizando uma limpeza de pele com uma profissional capacitada a cada duas semanas.
     A cura dos acne  pode ser conseguida através do uso do medicamento Roacutan nos casos mais graves.

Foliculite

      A foliculite é uma inflamação da raiz dos pêlos na pele causada por uma infecção por bactérias que se encontram na própria superfície da pele, os Staphylococcus.
     A foliculite é diagnosticada quando se verifica pequenas bolinhas avermelhadas com acúmulo de uma pequena quantidade de pus na raíz dos pêlos (folículos pilosos). Esta infecção danifica os pêlos, e com o tempo tende a se tornar crônica. Os pêlos mais  duros podem encurvar e penetrar na pele, produzindo irritação mesmo sem uma grande infecção.



Impetigo: infecção rara da pele

      O impetigo é uma infecção na pele causada por Staphylococcus ou por Streptococcus. É um tipo de infecção facilmente identificável devido à formação de pequenas bolhas cheias de pus sobre a pele, que podem ser do tamanho de uma ervilha ou até de anéis grandes.
      O impetigo é uma doença que afeta principalmente as crianças e pode ocorrer em qualquer parte do corpo, embora seja  mais comum aparecerem lesões no rosto, podendo aparecer sinais desta infecção nos membros superiores e inferiores  também.
      A porta de entrada para se instalar o impetigo pode ser uma infecção fúngica, queimadura solar ou apenas uma picada de inseto,  entretanto pode afetar a pele sem lesão visível, especialmente nas pernas das crianças.


Eczema
     O eczema é um sintoma de reação inflamatória aguda ou crônica na pele, sendo caracterizado por:
  • vermelhidão
  • coceira
  • bolhas
  • inchaço
  • produção de pus
  • crostas
  • ferida
     Os sintomas do eczema podem ser controlados recorrendo-se ao uso de bálsamos contendo fármacos anti-inflamatórios de aplicação tópica ou por via oral.


Vitiligo

     O vitiligo é uma doença onde ocorre a perda de melanócitos produzindo manchas lisas e esbranquiçadas na pele. 
      Esta doença pode ocorrer após um traumatismo crânioencefálico por exemplo, e tende a ocorrer com algumas doenças como doença de Addison, diabetes, anemia perniciosa e distúrbios da tireóide.
      A pele não-pigmentada é extremamente sensível às queimaduras solares.
   Não existe cura para esta doença, mas existem tratamentos que ao serem seguidos indefinidamente mantêm as manchas brancas da pele camufladas. As maquilagem para o corpo são outra alternativa para desfarçar as manchas da pele.



Sardas

     As sardas são pequenas manchas de cor castanho-escuro que surgem na pele do rosto, braços e mãos. São mais comuns nas pessoas de pele clara e ruivas, e sofre influência da herança familiar.
     São causadas pelo aumento da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, e tendem a escurecer mais durante o verão.
Evitando-se a exposição solar, as sardas tendem a clarear gradualmente.

Tratamento

     O tratamento inclui o uso de protetores solares sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço e no uso de substâncias despigmentantes associadas a alguns tipos de ácidos.
     Peelings superficiais podem acelerar o processo de clareamento das manchas. Procure orientação com um dermatologista.



Erisipela

     A erisipela é uma doença infecciosa da pele, altamente contagiosa causada por uma classe de bactérias chamada Streptococcus.
      A doença se manifesta mais frequentemente na face, nos braços ou pernas, e por ser uma infecção oportunista aproveita-se de pequenos ferimentos para se instalar. Na pele desidratada sua progressão é mais fácil.
      A erisipela começa em uma área de pele lesada,  e sua manifestação inicia-se pelo surgimento de  uma erupção brilhante com uma placa aveludada de cor avermelhada com contornos bem definidos, discretamente inflamada e dolorosa. Pode ser acompanhada por pequenas bolhas e ínguas e nos casos mais graves febre alta, náuseas, vômito e calafrios são sintomas comuns da erisipela.
      O tratamento é feito com antibióticos. A penicilina ou a eritromicina podem ser administradas pela via oral, durante 2 semanas e curam as infecções leves, nos casos mais graves é aconselhável administração de antibiótico por via endovenosa.


Psoríase

     A psoríase é uma inflamação na pele. Esta doença crônica é caracterizada pelo surgimento de pequenas feridas escamosas na pele devido a uma taxa exageradamente elevada de crescimento e de substituição de células cutâneas. Essas células  quando arrancadas expõe a uma superfície avermelhada e sangrenta.
     A psoríase, é uma doença relacionada à um distúrbio do sistema imune e acomete frequentemente indivíduos entre os 10 e os 40 anos, embora possa aparecer em qualquer idade. O seu diagnóstico, é feito a partir de uma biopsia de pele.
Esta doença geralmente afeta áreas da pele como o couro cabeludo, os cotovelos, os joelhos, as costas e as nádegas.
     A causa da psoríase não é bem conhecida, mas costuma afectar vários membros de uma mesma família.


Impingem

      Doença contagiosa da pele, causada por micróbios e bactérias que criam pequenas bolhas contendo um líquido claro que adquire consistência purulenta um dia após surgirem.  A seguir a bolha seca e ganha uma crosta amarelada que se desprende facilmente da pele.
     O contágio se dá diretamente de uma pessoa para outra ou através de objetos de uso comum. Não coçar reduz o grau de contágio da doença.
     Para evitar sua propagação é necessário que o paciente não compartilhe toalhas, roupas, lençóis ou qualquer objeto de uso pessoal.

Micose

      Micoses são doenças que se instalam nos tecidos “mortos” da pele e de seus anexos, como estrato córneo, unhas e pêlos.
     Os fungos estão presentes em todos os lugares, e praticamente todos nós ficamos expostos a eles e quando eles acham condições favoráveis de vida, como umidade e calor excessivo, eles reproduzem e podem provocar uma infecção (micose).
     Existem a micose superficial e a profunda. No primeiro caso, os fungos ficam na parte externa da pele, ao redor de pêlos ou nas unhas, alimentando-se da queratina presente na pele. Já na micose profunda, a situação é mais complexa, pois os fungos se disseminam através da circulação sangüínea e linfática, chegando até mesmo a infectar a pele e os órgãos internos.
     Os sintomas da micose normalmente são coceiras e alterações da pele, além de lesões que se apresentam de forma particular, de acordo com o tipo e a extensão da micose. 
      Alguns ambientes como vestiários, boxes de banheiros, ambientes profissionais em que prevalece a umidade são ambientes de fácil contração da doença.
      Ter bons cuidados de higiene, manter o corpo limpo e seco, evitar andar descalço em pisos úmidos ou públicos e usar roupas e meias de algodão são importantes formas de prevenção das micoses.
      Existem medicamentos eficazes para tratar as micoses, que deve ser feito sob orientação médica para evitar a reinfecção.


Queratose pilar

      A queratose pilar é uma doença de pele caracterizada pelo surgimento de “bolinhas” avermelhadas ligeiramente endurecidas na ele sobre as aberturas dos poros. Ela costuma surgir na pele dos braços e coxas.
      A queratose pilar é o resultado da produção excessiva de queratina na pele, e se não tratada evolui para lesões com aspecto de espinhas que podem inflamar deixando manchas escuras na pele. É uma condição genética que embora benigna gera problemas estéticos.
     As pessoas que tem doenças alérgicas como asma ou rinite tem maiores chances de desenvolver este problema de pele.

Tratamento para problemas na pele

     Os problemas de pele geralmente causam coceira e para tratar aliviar a coceira que e pode estar associada à dor é aconselhado utilizar produtos calmantes como a camomila, o eucalipto,o cânfora, o mentol, o óxido de zinco, o talco, a glicerina ou a calamina.
     Para aliviar alergias que se manifestam na pele são mais eficientes os de anti-histamínicos orais.

Quelóide

     O quelóide é uma cicatriz mais alta do que o normal, com um formato irregular, de cor avermelhada ou escura que aumenta de tamanho aos poucos. Isso ocorre devido a uma alteração na cicatrização do próprio indivíduo.
      Numa cicatrização normal as células epiteliais e o colágeno tendem a se juntar, cobrindo a área ferida, no caso de indivíduos com quelóide há uma produção exagerada dessas células fazendo com que a cicatriz seja maior do que deveria.
     Os quelóides podem exixtir em qualquer região do corpo, e é mais facilmente visto em mulheres jovens após alguma cirurgia.
     Atualmente o tratamento para quelóide baseia-se no uso de pomadas, injeções de corticosteróides, uso de laser, radioterapia e cirurgia.


Escabiose

     A escabiose é o nome técnico que se dá à sarna, uma infecção parasitária da pele que produz pápulas avermelhadas e muita coceira.
     A sarna é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei e sua infestação é facilmente transmitida de pessoa para pessoa através do contato físico, raramente, de roupas ou de outros objetos compartilhados.
     O ácaro fêmea cava túneis sob a camada superior da pele e deposita seus ovos que após poucos dias, eclodem  em larvas. provocando muito prurido (coceira).

Sintomas


      A principal característica da escabiose é o prurido intenso que aumenta à noite.
     As escavações dos ácaros aparecem como linhas ondulosas de até 1,5 cm de comprimento que, algumas vezes, apresenta uma pequena pápula em uma extremidade.
     Os locais mais de preferênciadestes ácaros são as membranas interdigitais dos dedos das mãos, nos punhos, nos cotovelos, nas axilas, em torno dos mamilos das mamas das mulheres, no pênis e bolsa escrotal, ao longo da linha da cintura e sobre a parte inferior das nádegas.
     Em crianças pequenas a infecção pode acometer a face, o que raramente acontece em adultos e as lesões podem parecer bolhas cheias de água.
     As escavações tornam-se difíceis de serem visualizadas com o avançar da infecção, porque elas são mascaradas pela inflamação provocada pelo ato de coçar.

Diagnóstico e Tratamento


     Um raspado das escavações, possibilita a análise do material ao microscópio para confirmar a presença de ácaros.
     A escabiose pode ser curada com a aplicação de um creme contendo permetrina ou uma solução de lindano.  A limpeza muito minuciosa das roupas de cama ou do vestuário não são obrigatórias, a limpeza normal das roupas é suficientes para eliminar o ácaro, mas os familiares e os indivíduos que tiveram contato íntimo com uma pessoa infectada devem ser tratados também.


 
Faça seu comentário sobre esta matéria...

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tipos de Olheiras


     As olheiras são manchas escuras que aparecem na área abaixo do olho, e isso ocorre por diversos motivos. As mulheres são as que mais sofrem com isso, pois as manchas atrapalham o visual e muitas vezes deixam a aparência um pouco conturbada.

     Existem dois tipos de olheiras. A primeira e mais comum é a que deriva do stress físico ou emocional, gripe e do cansaço. São manchas mais superficiais e não tão profundas. O excesso de sono e de noites sem dormir também causam esse tipo de olheira.



     O segundo caso são as olheiras crônicas que são caracterizadas geneticamente. Os descendentes de indianos são os que mais sofrem com isso. Outro fator que destaca a olheira é a formação de bolsa de gordura, elas protegem o globo ocular, mas um dia começam a ceder.

     Não há tratamentos específicos para acabar com elas. Todas as fórmulas disponíveis no mercado - tanto caseiras como científicas - apenas amenizam o problema, em maior ou menor escala.

Tratamentos

     Atualmente, é grande a disponibilidade de produtos no mercado para tratar olheiras, mas como adiantam os especialistas na área, nenhum método garante a erradicação do problema. Existem fórmulas que se valem de descongestionantes, anti-radicais livres, cremes com vitamina C, injeções de vitamina K e ácido retinóico e glicólico.

     De forma geral, esses tratamentos todos devem ser repetidos com frequência, pois as olheiras, embora melhorem, não somem definitivamente com apenas uma aplicação. A tendência, aliás, em quem apresenta predisposição genética, é que elas voltem após algum tempo.

     O caminho para um tratamento mais eficaz das olheiras está nas aplicações feitas à base de laser. "O laser explode pigmentos de melanina e trata os vasos dilatados", o procedimento já vem sendo utilizado por alguns dermatologistas há um certo tempo.

     Já quem pretende esperar um pouco mais para ter certeza da eficácia desses tratamentos pode optar pelo uso de corretivos para camuflar aquela aparência desagradável de cansaço. Eles são vendidos em lojas de maquiagem e não costumam apresentar contra-indicações.

     No entanto, antes de comprá-los e aplicá-los, peça orientação a algum maquiador. É importante primeiro saber escolher o tom certo de acordo com sua pele. De forma geral, se a olheira está muito acentuada, o ideal é optar por um corretivo no tom da sua pele. Se ela é mais leve e fácil de ser disfarçada, a escolha deve recair sobre um que seja dois tons abaixo do tom da sua pele.

     Antes de aplicá-los, tenha certeza de que sua pele está limpa e bem hidratada. Se há muitas rugas e linhas de expressão na região, o melhor é se valer do corretivo líquido, pois ele marca menos do que o corretivo em bastão.

Vejamos mais detalhes sobre os tipos de tratamentos

Cosméticos vitaminados: A maioria dos produtos especiais para a área dos olhos mostra resultado a longo prazo. Tem que usar todos os dias e aplicar corretamente. Além de melhorar a circulação no local (o que reduz o inchado) e a cor escura da região do olhos, os cosméticos à base de vitaminas A, C, E, K, hidroquinona, ácido kójico e arbutin também age na elasticidade da pele, suavizando as rugas.

Sugestões de produtos: Re-surface Eye, Lancôme; Issima Eyesérum, Guerlain; Eye Sculptor, Helena Rubinstein; Lighten-Up, Avon; Soin Contours, Yves Saint Laurent; All about Eyes, Clinique; Gel para Contorno de Olhos com Ginseng, Claude Bergère; Renew Instant Eye Smoother, Avon; Plenitude Revitalift Olhos, L.Oréal; Beneficiance Revitalizing Eye Cream, Shiseido; Bioregard Soin Total Contour Des Yeux, Biotherme; Ceramide Eyes, Elizabeth Arden; Creme para área dos olhos, O Boticário.




Laser: Existem vários tipos de laser que combatem as olheiras. Somente uma avaliação médica especializada poderá dizer qual a melhor indicação terapêutica para cada caso. Os resultados obtidos com o tratamento a laser são duradouros e poderão ser notados logo após a primeira sessão. Os aparelhos mais usados são o Nd-yag ou Alexandrita, o Long Pulse Green, o Versa Pulse, o Krypton e o Photoderm. Em geral, todos combatem os pigmentos escuros provocados pelo acúmulo de melanina ou o excesso de vascularização no local. Ou seja, as aplicações de laser clareiam as olheiras. Dependendo da coloração das olheiras, pode ser necessária mais de uma aplicação. As pessoas de pele morena e negra devem tomar cuidado com o laser. É comum ele deixar a região afetada mais clara ou mais escura do que o resto do rosto.




Cirurgia plástica: Quando a paciente apresenta excesso de gordura ao redor dos olhos e pigmentação acentuada nas pálpebras inferiores, a cirurgia é o método mais indicado para remover as olheiras. A técnica apropriada para esses casos é conhecida como blefaroplastia. Nos jovens, o corte é realizado internamente e não tem cicatriz. Já em pessoas de mais idade o corte é externo e rente aos cílios inferiores. A recuperação demora e requer paciência porque o resultado começa a ser percebido somente após trinta dias.




Fosfatidilcolina: A injeção de fosfatidilcolina derrete a gordura da região dos olhos e renova a pele, clareando-a sem cirurgia.

Dicas Caseiras

Durma bem: As 8 horas de sono diárias são fundamentais para a manutenção da saúde e beleza da pele. Durante o organismo elimina toxinas e repõe as energias. A falta de descanso pode colaborar para o surgimento de edemas nas pálpebras que, por sua vez, fazem a mancha ficar realçada.




Tratar com cuidado a região dos olhos: Esfregar excessivamente as pálpebras ou exagerar na fricção do algodão com demaquilante para retirar o rímel pode piorar o problema.

Tente se livrar do estresse: Faça atividades físicas para descarregar toda tenção do dia a dia.

Compressas de chá de camomila: prepare o chá mais concentrado (com menos água), espere esfriar e coloque alguns minutos no freezer (inclusive com o saquinho de chá). Aplique-o (o próprio saquinho) direto sobre os olhos e deixe agir por aproximadamente 10 minutos. Você deve fazer a compressa deitada, com a cabeça elevada. Essa posição estimula os vasos a voltar ao tamanho normal, reduzindo o inchaço.




Água boricada: umedeça pedaços de algodão com água boricada e coloque no congelador. Prepare a pele limpando e hidratando. Quando o compressa estiver bem gelada, aplique na região dos olhos para diminuir bolsas e olheiras.




Pepino: corte duas fatias grossas e coloque sobre os olhos. Deixe agir por 20 minutos (aproveite esse tempo para relaxar). O pepino ajuda a descongestionar o fluxo sanguíneo ao redor dos olhos. Em seguida, lave o rosto com bastante água fria e aplique um hidratante específico.



Massagens: devem ser feitas em formas circulares, em volta dos olhos, com cremes para pele sensível.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tabela de Harmonia de Cores


     O nude nos últimos anos tem vindo com tudo, porem sempre vem junto com cores fortes, as sombras e os batons apareceram em diversas cores e tons fortíssimos, contudo com efeito opaco. Recomendo sempre que for aplicar uma sombra de tom nude junto com uma cor viva para que não haja conflito com  o batom. Por exemplo, se a sombra for nude utilize um batom colorido ou vice-versa. Vamos brincar com duas ou mais cores de sombra afinal, tem tudo a ver com as estações do ano. Acredito que há maioria das mulheres tem receio de usar Cor por não saberem domina la sendo assim segue abaixo uma excelente Tabela de Harmonia de Cores. Na Tabela de Cores, todas as mulheres poderão ter uma boa base para ousar na maquiagem.