segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tipos de Olheiras


     As olheiras são manchas escuras que aparecem na área abaixo do olho, e isso ocorre por diversos motivos. As mulheres são as que mais sofrem com isso, pois as manchas atrapalham o visual e muitas vezes deixam a aparência um pouco conturbada.

     Existem dois tipos de olheiras. A primeira e mais comum é a que deriva do stress físico ou emocional, gripe e do cansaço. São manchas mais superficiais e não tão profundas. O excesso de sono e de noites sem dormir também causam esse tipo de olheira.



     O segundo caso são as olheiras crônicas que são caracterizadas geneticamente. Os descendentes de indianos são os que mais sofrem com isso. Outro fator que destaca a olheira é a formação de bolsa de gordura, elas protegem o globo ocular, mas um dia começam a ceder.

     Não há tratamentos específicos para acabar com elas. Todas as fórmulas disponíveis no mercado - tanto caseiras como científicas - apenas amenizam o problema, em maior ou menor escala.

Tratamentos

     Atualmente, é grande a disponibilidade de produtos no mercado para tratar olheiras, mas como adiantam os especialistas na área, nenhum método garante a erradicação do problema. Existem fórmulas que se valem de descongestionantes, anti-radicais livres, cremes com vitamina C, injeções de vitamina K e ácido retinóico e glicólico.

     De forma geral, esses tratamentos todos devem ser repetidos com frequência, pois as olheiras, embora melhorem, não somem definitivamente com apenas uma aplicação. A tendência, aliás, em quem apresenta predisposição genética, é que elas voltem após algum tempo.

     O caminho para um tratamento mais eficaz das olheiras está nas aplicações feitas à base de laser. "O laser explode pigmentos de melanina e trata os vasos dilatados", o procedimento já vem sendo utilizado por alguns dermatologistas há um certo tempo.

     Já quem pretende esperar um pouco mais para ter certeza da eficácia desses tratamentos pode optar pelo uso de corretivos para camuflar aquela aparência desagradável de cansaço. Eles são vendidos em lojas de maquiagem e não costumam apresentar contra-indicações.

     No entanto, antes de comprá-los e aplicá-los, peça orientação a algum maquiador. É importante primeiro saber escolher o tom certo de acordo com sua pele. De forma geral, se a olheira está muito acentuada, o ideal é optar por um corretivo no tom da sua pele. Se ela é mais leve e fácil de ser disfarçada, a escolha deve recair sobre um que seja dois tons abaixo do tom da sua pele.

     Antes de aplicá-los, tenha certeza de que sua pele está limpa e bem hidratada. Se há muitas rugas e linhas de expressão na região, o melhor é se valer do corretivo líquido, pois ele marca menos do que o corretivo em bastão.

Vejamos mais detalhes sobre os tipos de tratamentos

Cosméticos vitaminados: A maioria dos produtos especiais para a área dos olhos mostra resultado a longo prazo. Tem que usar todos os dias e aplicar corretamente. Além de melhorar a circulação no local (o que reduz o inchado) e a cor escura da região do olhos, os cosméticos à base de vitaminas A, C, E, K, hidroquinona, ácido kójico e arbutin também age na elasticidade da pele, suavizando as rugas.

Sugestões de produtos: Re-surface Eye, Lancôme; Issima Eyesérum, Guerlain; Eye Sculptor, Helena Rubinstein; Lighten-Up, Avon; Soin Contours, Yves Saint Laurent; All about Eyes, Clinique; Gel para Contorno de Olhos com Ginseng, Claude Bergère; Renew Instant Eye Smoother, Avon; Plenitude Revitalift Olhos, L.Oréal; Beneficiance Revitalizing Eye Cream, Shiseido; Bioregard Soin Total Contour Des Yeux, Biotherme; Ceramide Eyes, Elizabeth Arden; Creme para área dos olhos, O Boticário.




Laser: Existem vários tipos de laser que combatem as olheiras. Somente uma avaliação médica especializada poderá dizer qual a melhor indicação terapêutica para cada caso. Os resultados obtidos com o tratamento a laser são duradouros e poderão ser notados logo após a primeira sessão. Os aparelhos mais usados são o Nd-yag ou Alexandrita, o Long Pulse Green, o Versa Pulse, o Krypton e o Photoderm. Em geral, todos combatem os pigmentos escuros provocados pelo acúmulo de melanina ou o excesso de vascularização no local. Ou seja, as aplicações de laser clareiam as olheiras. Dependendo da coloração das olheiras, pode ser necessária mais de uma aplicação. As pessoas de pele morena e negra devem tomar cuidado com o laser. É comum ele deixar a região afetada mais clara ou mais escura do que o resto do rosto.




Cirurgia plástica: Quando a paciente apresenta excesso de gordura ao redor dos olhos e pigmentação acentuada nas pálpebras inferiores, a cirurgia é o método mais indicado para remover as olheiras. A técnica apropriada para esses casos é conhecida como blefaroplastia. Nos jovens, o corte é realizado internamente e não tem cicatriz. Já em pessoas de mais idade o corte é externo e rente aos cílios inferiores. A recuperação demora e requer paciência porque o resultado começa a ser percebido somente após trinta dias.




Fosfatidilcolina: A injeção de fosfatidilcolina derrete a gordura da região dos olhos e renova a pele, clareando-a sem cirurgia.

Dicas Caseiras

Durma bem: As 8 horas de sono diárias são fundamentais para a manutenção da saúde e beleza da pele. Durante o organismo elimina toxinas e repõe as energias. A falta de descanso pode colaborar para o surgimento de edemas nas pálpebras que, por sua vez, fazem a mancha ficar realçada.




Tratar com cuidado a região dos olhos: Esfregar excessivamente as pálpebras ou exagerar na fricção do algodão com demaquilante para retirar o rímel pode piorar o problema.

Tente se livrar do estresse: Faça atividades físicas para descarregar toda tenção do dia a dia.

Compressas de chá de camomila: prepare o chá mais concentrado (com menos água), espere esfriar e coloque alguns minutos no freezer (inclusive com o saquinho de chá). Aplique-o (o próprio saquinho) direto sobre os olhos e deixe agir por aproximadamente 10 minutos. Você deve fazer a compressa deitada, com a cabeça elevada. Essa posição estimula os vasos a voltar ao tamanho normal, reduzindo o inchaço.




Água boricada: umedeça pedaços de algodão com água boricada e coloque no congelador. Prepare a pele limpando e hidratando. Quando o compressa estiver bem gelada, aplique na região dos olhos para diminuir bolsas e olheiras.




Pepino: corte duas fatias grossas e coloque sobre os olhos. Deixe agir por 20 minutos (aproveite esse tempo para relaxar). O pepino ajuda a descongestionar o fluxo sanguíneo ao redor dos olhos. Em seguida, lave o rosto com bastante água fria e aplique um hidratante específico.



Massagens: devem ser feitas em formas circulares, em volta dos olhos, com cremes para pele sensível.


Um comentário: