Exú
Força dinâmica que nos coloca em sintonia com os Orixás e Orixá da comunicação. Nós somos o arquétipo dos Orixás personalidade, sentimentos e desejos. É a energia do nosso corpo portadora de axé (poder de realização). Aquele que transporta nossos pedidos, para o Órum (espaço sagrado). É conhecido como Olonã (senhor dos caminhos).
Cores: vermelho e preto;
Símbolo: Ogó (uma opa – sinete - que tem grande força);
Dia da Semana: 2ª feira;
Elementos: fogo e terra;
Pedra: laterita, magnetita;
Metal: ferro.
Ogúm
Orixá da luta, do ferro e da tecnologia. É ele que com seus dois grandes facões – ada meji – abre os caminhos e os deixa livres para que possamos passar. É orgulhoso e precisa ser exaltado. É adorado em Apa, sua terra natal, onde é o Alapa (rei da cidade) e em Ire, onde seu filho Aremó foi por ele entronado como Onire (rei de Ire). Em Ondo, dança de branco com uma folha de peregun na mão. É invocado por todos para terem seus caminhos abertos.
Cor: azul Royal.
Símbolo: Ada meji (2 facões do mato) e espada;
Dia da Semana: 3ª feira;
Elemento: terra;
Pedra: lapiz-lazulis;
Metal: ferro.
Xangô
Orixá da justiça e do trovão. Detém o poder do fogo e protege seus devotos das injustiças. É muito vaidoso. Divindade muito cultuada nos terreiros do Brasil. Carrega em sua bolsa de couro (laba) o Édun Ará, pequeno ou pedra do raio. Assim como Dada Ajaka é filho de Oraniyan e foi o terceiro Alafin (rei) de Oió (importante cidade-reino iorubá).
Cores: vermelho e branco;
Símbolo: Oxê (um machado duplo);
Dia da Semana: 4ª feira;
Elementos: fogo e ar;
Metal: cobre;
Pedra: rubi.
Oxóssi
Orixá da caça. O provedor que cuida da alimentação do seu povo sem violar a natureza. É itinerante e está sempre procurando um lugar melhor para sua família. É o Araketu (rei do povo-reino de Ketu). Patrono de toda a nação Ketu da Tradicional Religião Iorubá no Brasil.
Cor: azul turqueza;
Símbolo: Ofá (arco e flecha de metal);
Dia da Semana: 5ª feira;
Elemento: terra;
Metais: ferro e cobre;
Pedra: malaquita.
Oxalufan
Orixá da criação. Ele foi designado por Deus para criar os moldes dos seres humanos que ganharam vida a partir do sopro divino de Olodumare. É ligado à paz e ao silêncio. É considerado pai de todos. Criador de todas as árvores, onde habitam as forças iwin a ele ligadas. É o pai do Alá (grande peça de tecido branco que nos cobre as cabeças). Chamado de Alamórere (senhor do barro do bem – que nos criou).
Cor: branco;
Símbolo: Opaxorô (um cajado prateado encimado por um pássaro);
Dia da Semana: 6ª feira;
Elemento: ar;
Metais: chumbo e estanho;
Pedra ou congênere: marfim.
Oxaguiãn
Orixá da transformação, simbolizada pelo pilão e sua mão com os quais os iorubás transformam o inhame em elubó (farinha finíssima muito importante na alimentação do povo). É guerreiro e tem um cavalo branco com o qual enfrenta suas lutas, banhando sua espada e seu escudo.
Cor: branco e prata;
Símbolo: atori (uma vara de uma árvore especial);
Dia da Semana: 6ª feira;
Elemento: ar;
Pedras: segi (quartzo azul claro) e diamante;
Metal: prata.
Ossanhe
Orixá ligado às folhas e a medicina. É arisco e desconfiado, mas confia em Aroni, que conhece bem os caminhos da mata e sempre sabe como sair dela. Seu pé esquerdo é invisível, aspecto marcante de sua força. As folhas e suas seivas são elementos imprescindíveis à religião. As sasanhe são cânticos rituais às folhas sagradas entoados pelos iniciados.
Cores: verde e branco; Símbolo: Opa Ossanhe (uma haste de ferro encimada por uma árvore de sete lanças, havendo acima da central um pássaro);
Dia da Semana: 3ª feira;
Elemento: terra;
Metal: ferro;
Pedra:
Oxumarê
Orixá ligado ao arco-íris, personificado por uma serpente que morde a própria cauda, simbolizando a permanente dinâmica da vida. Detentor de grande conhecimento é amigo de Xangô e Oru. Carrega dois brajás (colares de búzios dispostos em forma de um esqueleto de cobra) que lembra sua história de babalawô (aquele que detém a sabedoria).
Cores: verde e amarelo;amarelo e preto
Símbolo: uma lança com uma ou 2 serpentes enroladas;
Ou um circulo com uma lança
Dia da Semana: 5ª feira;
Elemento: terra;
Metais: ferro e bronze;
Pedra: ágata.
Logunedé
Orixá dos rios e das matas. Filho de Oxum e Oxóssi. É reconhecido por sua beleza e tranqüilidade. É o rei do povo ijexá (da cidade de Ilexa). Seu ritmo é manso e compassado, demonstrando bem a característica principal de seu povo. Mora um tempo com Oxum e um tempo com Oxóssi.
Cores: azul claro e dourado;
Símbolo: ofá (arco e flecha);e um Abebe em forma de folha
Dia da Semana: 5ª feira;
Elemento: água e terra
Metal:ouro/prata
Pedra: turquesa e citrino
Iewá
Orixá cultuada na nação Ketu ,das águas do rio Iewá, da beleza é da caça, guerreira Foi a grande protetora de Oxum livrando-a, com uma grande cabaça, dos males que a espreitavam. É muito respeitada, especialmente pelas filhas de Oxum .Também tem ligação com Orumila com quem conviveu muito tempo e dele teve um grande aprendizado é parceira inseparável de Oxossi e as vezes sofre multarão de serpente.
Cor: vermelho;
Símbolo: uma haste encimada por uma esfera com palha simbolizando o mundo;
Dia da Semana: quinta feira;
Elemento: água e terra
Metal: ouro e cobre
Pedra:turmalina
Obá
Orixá das águas do rio Obá. É guerreira, caçadora Orixá quase em extinção no Brasil poucas casas a cultua é a líder da sociedade feminina que se chama Eleko e demonstra grande disposição e perseverança. Foi a primeira esposa de Xangô. Quando dança evidencia toda sua vigor e determinação.
Cores: Vermelho fosco e amarelo;
Símbolo: um alfanje – tipo de espada e um escudo com o qual esconde sua orelha esquerda
Dia da Semana: quarta feira;
Elementos: água e fogo;
Metal: cobre
Pedra:Rubi
Oyá
Orixá das águas do rio Oyá (Niger), do raio e das ventanias. É extremamente ligada a Xangô, ao sentimento da paixão, por quem intercedeu junto à Olodumare. É ágil e imponente, características que se destacam quando ela dança ao som do daró, Ilu ou aguéré de Oya (ritmo que lhe é dedicado). É a única Orixá feminina que pode esta no portal entre os vivos e os ancestrais. Simbolizados pela borboleta, quando é reconhecida como Iyá Igbalé.
cor: vermelho ,branca,coral,salmão
Símbolo: Iruefon (uma peça ritual feita com rabo de búfalo) e um alfanje peça que lembra espada de cobre
Dia da Semana: quarta feira
Elemento: ar e fogo
Metal: cobre;
Pedra ou congênere: coral.
Oxum
Orixá das águas do rio Oxum, da beleza e sensualidade. É a grande protetora das crianças Orixá da Riqueza. Em Oxogbô, cidade onde é adorada, a população é preponderantemente de crianças, que estão sempre sorridentes em toda parte. Anualmente, milhares de mulheres vão à Oxogbô pedir a Oxum para engravidarem. Quando Oxum chega, diz um cântico sagrado, o barulho de seus idés (pulceiras de ouro) anuncia sua chegada. Vaidosa, gosta de se mirar em um espelho dourado (abebe) com seus brincos, colares e pulseiras de ouro ou cobre. É conhecida como abuké (a mais querida). Rainha da doçura, gosta de pequenos pentes, pulseiras e demais apetrechos em uma cornetinha de ouro, guardada em um lugar especial de sua casa. Iyalode – Dama da alta sociedade
Cores: dourado, amarelo;
Símbolo: Abebe (um espelho dourado);
Dia da Semana: sábado;
Elemento: água;
Metal: ouro e cobre
Pedra ou congênere: âmbar e topázio.
Yemanjá
Orixá das águas do rio Ogum e (no Brasil) das águas do mar, é a mãe dos filhos peixes. É protetora dos pescadores, mas é homenageada por todos na passagem do ano com flores brancas, assim como no dia 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, Salvador (BA), quando sai para o mar um grande barco com diversas oferendas à grande mãe. É muito invocada para livrar seus devotos dos males do orí (cabeça), sendo reconhecida como Iyá Orí. É dedicado, valor identificado inclusive por ter cuidado de Omolú.
Cores: branco e verde claro;
Símbolo: Abebé (um espelho prateado);
Dia da Semana: sábado;
Elemento: água;
Metal: prata;
Pedra: água marinha.
Nanã
Orixá do barro, da terra molhada, do renascimento, uma das mas antigas divindades do mundo a que veio com o começo quando a terra ainda não era firme. Mãe de Omolú, Obaluaiê e Oxumarê ela compõe os orixás da terra. Conhecedora dos mistérios da vida é, reservada e muito respeitada. Sua dança compassada revela sua determinação e poder. É a mais antiga (agbalagba) das iabás.
Cores: Azul e branco,
Símbolo: Ibirí (peça ritual feita de nervuras de palmeira – owa – couro, pano e búzios, entre outros ingredientes)
Dia da semana: domingo ;
Elementos: terra e água;
Metal: não há (Nanã não usa metal algum em seu culto);
Pedra: ametista água marinha.
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